Bom, pra começar, 2 dentes de alho para dourar num azeite especial (foto).
Panela de barro esquentando...
2 xícaras de arbóreo devidamente separadas + 1 xícara e meia do vinho (foto) reservada para a receita. O "segredo do risoto"? Caldo de galinha preparado previamente...
Como o alho e a cebola já tinham "suado", acrescentei o arroz arbóreo e deixei "ficar brilhante", antes de adicionar o vinho. Que cheiro delicioso o vinho evaporando da panela de barro!
Ah! Tínhamos na geladeira uma peça pequena de filet mignon, que cortei em fatias grossas para acompanhar o risoto. Reservei o mignon enquanto hidratava o arbóreo aos poucos, sem deixar secar.
Com uns 25-30 minutos de hidratação e, após me certificar que o arroz estava al dente (basta provar uns grãos e está bom quando ele desmancha na boca, sem "esfarinhar"), adicionei o brócolis, o gorgonzola (2 fatias cortadas em cubos) e 2 colheres de creme de leite fresco.
Logo em seguida desliguei o fogo e adicionei uma porção generosa de manteiga (1/3 de um tablete). Segui mexendo até o derretimento da manteiga.
Adicionei um bom parmezón, tampei a panela e pronto. Servi 15 minutos depois, logo após o preparo dos mignons.
Preparo do mignon: frigideira grossa, bem quente. Tempero: sal grosso e pimenta do reino, somente. Azeite na panela e tsssssssssshhhhhhhhhh, tshhhhhhhh, ttttssssssshhhhhhhhhhh! Pronto! Jogo rápido, pra selar a carne, deixando-a rosada por dentro. O caldo que sobrou da hidratação do risoto, serviu para fazer o caldo das fatias de filet, divino!
Palavras da Crica: "um dos melhores que você já fez"! Bingo! :-)
Fiz aqui, muito bom! coloquei uma manjericão pra dar um ganho no sabor.
ResponderExcluir