sábado, 22 de setembro de 2012

Polpetone!!!!

Com a visita da sogrinha, resolvi fazer um polpetone com fettuccine!

Ingredientes:  Carne moída (aprox. 700 g - 2 bandejas pequenas), 5 castanhas moídas, pão (umedecido no leite), mussarela, mostarda dijon, uma cebola, dois dentes de alho, uns ramos de tomilho e alecrim (para temperar o molho de tomate), 6 tomates, farinha de trigo, farinha de rosca e 2 ovos.

Modo de preparo do molho: dourei no azeite, as cebolas e o alho que haviam sido picados previamente. Em seguida adicionei o tomate sem pele que havia batido levemente no liquidificador. Para tirar a pele mais facilmente, coloquei os tomates na água fervendo por 1 minuto, aproximadamente (dica: aproveite essa água para cozinhar o fettuccine quando os polpetones forem ao forno) . Adicionei o ramo de tomilho e alecrim e deixei o molho cozinhando em fogo baixo.

Coloquei os pães (6 fatias de pão de forma) numa travessa e os umedeci com leite. Em seguida comecei a temperar a carne! Sal, pimenta (moída na hora), cebola e uma colher generosa de mostarda dijon.  Depois de mexer bem, acrescentei o pão umedecido e reservei. Antes de adicionar o pão, tirei o excesso de leite.

Cortei o filme plástico do tamanho de uma tabuleiro pequeno, e fui separando porções generosas da carne já temperada, uma a uma, para montar os polpetones. O filme facilita essa parte. A medida que foram ficando prontos (recheados com mussarela), fui deixando-os na geladeira.

Como o molho de tomate estava ficando delicioso, parti para a finalização dos polpetones !!! Tirei os filmes, passei na farinha de trigo, no ovo e depois na farinha de rosca. Fritei-os no azeite rapidamente (para ficar crocante) e fui reservando-os num tabuleiro. Quando terminei de fritá-los, foram para o forno para que eu pudesse finalizar o fettuccine que os acompanharia....
Água fervendo, massa, um fio de azeite na água, sal e 5-8 minutos de cozimento para ficar "al dente". Escorri o fettuccine, adicionei uma generosa colher de manteiga, umas folhinhas de alecrim (que aroma delicioso) e parmesão ralado na hora! Pronto!
 
Pedi à sogrinha para resgatar os polpetones no forno, preparei os pratos, tirei as fotos e vamos comer, né? Acho que o Gui gostou! Olha a farra que ele fez com a velhinha....
 
Pra acompanhar, um Lote 43 da safra 2005 (recomendadíssimo!), que ganhei de presente recentemente. 
:-)
 
 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário