sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Paella de Mariscos

Pra celebrar a visita dos amigos Tábata, André, Tia Elisete e Bento, fizemos uma paella de mariscos!!! Ficou boa, hein?! A foto abaixo denuncia o pecado capital da gula, que assolou todos os comensais que sentaram-se à mesa!!! hahahahaha Pra acompanhar tomamos vinho, depois outro vinho e posteriormente mais vinho! :))))))
Vamos à receita: 60 mL de azeite "do bom" (4 colheres de sopa, aproximadamente); 250 gramas de linguado ou bacalhau fresco, sem pele, cortado em pedaços; 3 lulas limpas, cortada em anéis; 1 cebola picada 3 dentes de alho picadinho; 1 pimentão vermelho cortado em tiras sem sementes; 4 tomates sem pele picados; 1 xícara de arroz bomba (especial para paella) - se não encontrar pode ser o arroz comum mesmo; 500mL (1 xícara e meia aproximadamente) de caldo de peixe, galinha ou legumes; 1 taça de vinho branco (2/3 de uma xícara pequena aproximadamente); 3/4 de xícara de ervilhas verdes (se estiverem congeladas, melhor); 4-5 fios de açafrão colocados em molho na água quente (2 colheres de sopa aquecidas, são suficientes); 1 xícara / 1 punhado de camarões médios limpos e pré cozidos; 8 mexilhões limpos; sal e pimenta do reino à gosto; 1 punhado de salsinha fresca picada para decorar no final. Rende 4 porções (3 adultos comem bem e repetem). Se estiverem com muita fome convém dobrar a receita. :)))) Modo de preparo: 1. Refoge o peixe, as lulas, o mexilhão e os camarões por 2-3 minutos na panela com azeite um pouco de alho e cebola. Retire do fogo e reserve. 2. Aqueça o resto do azeite e refogue o alho e a cebola restante juntamente com os pimentões, por cerca de 7 min, até que fiquem macios. 3. Junte os tomates e deixe refogando por mais uns 3 minutos. Adicione o arroz e siga mexendo por uns 2-3 minutos para que os grãos fiquem impregnados com o azeite e os temperos. 4. Adicione o caldo, o vinho e as ervilhas congeladas. Adicione o açafrão junto com o líquido em que ficou de molho. Tempere com sal e pimenta à gosto e misture tudo. 5. Adicione o resto dos ingredientes juntamente com todo o líquido desprendido do cozimento do item 1 acima. Empurre os mexilhões para dentro do arroz, bem como os camarões. 6. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos. Descarte os mexilhões que não abrirem. 7. Retire do fogo e deixe descansar por cerca de 5 min. Se quiser leve ao forno por mais alguns minutos, caso tenha ficado muito úmido. Por último decore com a salsinha picada. Clique aqui para assitir o vídeo de como ficou a paella!!! Para ler a receita de Polpetone, clica aqui!

domingo, 9 de setembro de 2018

Morcilla de Burgos - especiaria dos deuses!!!

Essa postagem é em homenagem aos meus pais que curtem essa especiaria: a Morcilla de Burgos!!! Tenho que confessar que sempre tive restrições em relação a esses embutidos que têm sangue em sua composição, mas outro dia estava caminhando por uma feira medieval numa cidadezinha aqui da Espanha chamada Buitrago de Lozoya e, sem querer, dei de cara com uma barraca oferecendo a iguaria para os transeuntes (rebusquei, hein?) que quisessem prová-la! Eu, que não sou bobo nem nada, provei e A M E I !!! Essa cidade é linda! Quem estiver visitando Madrid poderia tentar visitá-la. É medieval, bem típica. Tem o seu castelo, uma parte murada e pra completar a paisagem tem um rio que contrasta com a paisagem! As fotos abaixo mostram um pouquinho do dia que tivemos...
Quanto tempo perdido! Aliás, me lembro de uma história que minha mãe contava que a minha Tia Rosa não comia bolo porque dizia que não gostava! Até o dia que provou e nunca mais parou de comer bolo na vida! Hahahahaha....pois é, acho que tive mais ou menos a mesma sensação!!! Vídeo de demonstração da luta medieval: clique aqui Aqui está o vídeo do meu depoimento.

sábado, 8 de setembro de 2018