sábado, 22 de setembro de 2012

Polpetone!!!!

Com a visita da sogrinha, resolvi fazer um polpetone com fettuccine!

Ingredientes:  Carne moída (aprox. 700 g - 2 bandejas pequenas), 5 castanhas moídas, pão (umedecido no leite), mussarela, mostarda dijon, uma cebola, dois dentes de alho, uns ramos de tomilho e alecrim (para temperar o molho de tomate), 6 tomates, farinha de trigo, farinha de rosca e 2 ovos.

Modo de preparo do molho: dourei no azeite, as cebolas e o alho que haviam sido picados previamente. Em seguida adicionei o tomate sem pele que havia batido levemente no liquidificador. Para tirar a pele mais facilmente, coloquei os tomates na água fervendo por 1 minuto, aproximadamente (dica: aproveite essa água para cozinhar o fettuccine quando os polpetones forem ao forno) . Adicionei o ramo de tomilho e alecrim e deixei o molho cozinhando em fogo baixo.

Coloquei os pães (6 fatias de pão de forma) numa travessa e os umedeci com leite. Em seguida comecei a temperar a carne! Sal, pimenta (moída na hora), cebola e uma colher generosa de mostarda dijon.  Depois de mexer bem, acrescentei o pão umedecido e reservei. Antes de adicionar o pão, tirei o excesso de leite.

Cortei o filme plástico do tamanho de uma tabuleiro pequeno, e fui separando porções generosas da carne já temperada, uma a uma, para montar os polpetones. O filme facilita essa parte. A medida que foram ficando prontos (recheados com mussarela), fui deixando-os na geladeira.

Como o molho de tomate estava ficando delicioso, parti para a finalização dos polpetones !!! Tirei os filmes, passei na farinha de trigo, no ovo e depois na farinha de rosca. Fritei-os no azeite rapidamente (para ficar crocante) e fui reservando-os num tabuleiro. Quando terminei de fritá-los, foram para o forno para que eu pudesse finalizar o fettuccine que os acompanharia....
Água fervendo, massa, um fio de azeite na água, sal e 5-8 minutos de cozimento para ficar "al dente". Escorri o fettuccine, adicionei uma generosa colher de manteiga, umas folhinhas de alecrim (que aroma delicioso) e parmesão ralado na hora! Pronto!
 
Pedi à sogrinha para resgatar os polpetones no forno, preparei os pratos, tirei as fotos e vamos comer, né? Acho que o Gui gostou! Olha a farra que ele fez com a velhinha....
 
Pra acompanhar, um Lote 43 da safra 2005 (recomendadíssimo!), que ganhei de presente recentemente. 
:-)
 
 
 





domingo, 9 de setembro de 2012

Risoto de Brócolis com Gorgonzola

Hoje estávamos eu, Crica e o Gui em casa, curtindo o feriadão à três, quando a fome bateu! Abri a geladeira pensando nos ingredientes que poderiam render um risotinho básico e encontrei: brócolis, gorgonzola e um bom vinho Chardonnay. Pronto, risoto definido: Brócolis com Gorgonzola + filet mignon! Parece com o último que postei por aqui, mas fiquei curioso em experimentar a combinação.

Bom, pra começar, 2 dentes de alho para dourar num azeite especial (foto).

Panela de barro esquentando...

2 xícaras de arbóreo devidamente separadas + 1 xícara e meia do vinho (foto) reservada para a receita. O "segredo do risoto"? Caldo de galinha preparado previamente...

Como o alho e a cebola já tinham "suado", acrescentei o arroz arbóreo e deixei "ficar brilhante", antes de adicionar o vinho. Que cheiro delicioso o vinho evaporando da panela de barro!

Ah! Tínhamos na geladeira uma peça pequena de filet mignon, que cortei em fatias grossas para acompanhar o risoto. Reservei o mignon enquanto hidratava o arbóreo aos poucos, sem deixar secar.

Com uns 25-30 minutos de hidratação e, após me certificar que o arroz estava al dente (basta provar uns grãos e está bom quando ele desmancha na boca, sem "esfarinhar"), adicionei o brócolis, o gorgonzola (2 fatias cortadas em cubos) e 2 colheres de creme de leite fresco.

Logo em seguida desliguei o fogo e adicionei uma porção generosa de manteiga (1/3 de um tablete). Segui mexendo até o derretimento da manteiga.

Adicionei um bom parmezón, tampei a panela e pronto. Servi 15 minutos depois, logo após o preparo dos mignons.

Preparo do mignon: frigideira grossa, bem quente. Tempero: sal grosso e pimenta do reino, somente. Azeite na panela e tsssssssssshhhhhhhhhh, tshhhhhhhh, ttttssssssshhhhhhhhhhh! Pronto! Jogo rápido, pra selar a carne, deixando-a rosada por dentro. O caldo que sobrou da hidratação do risoto, serviu para fazer o caldo das fatias de filet, divino!

Palavras da Crica: "um dos melhores que você já fez"! Bingo! :-)